Faça sua pesquisa:
A organização das atividades em uma obra começa antes mesmo de terem início os trabalhos. Um projeto bem estruturado de canteiro evita improvisações. Dessa forma, o gestor consegue manter as operações sem que ocorra ociosidade, subutilização de mão de obra e de equipamentos, transporte desnecessário, armazenamento de materiais de forma inadequada, desperdício, redução dos níveis de produtividade, tempo e qualidade, além de prejuízos de ordem financeira.
Racionalidade
A organização do canteiro de obras se baseia no uso racional do espaço não ocupado pela edificação. Essa área servirá como base para a instalação da “fábrica” que produzirá o empreendimento. Alguns fatores influenciam diretamente o projeto do canteiro, tais como:
•Natureza da obra;
•Especificidades dos materiais a serem utilizados;
•Processos e métodos construtivos adotados;
•Equipamentos;
•Cronograma de execução de cada etapa e da obra com um todo;
•Quantidade e caraterísticas da mão de obra contratada.
Pensando o canteiro
O projeto de canteiro integra o processo de construção responsável pelo arranjo físico – o layout –; pelo dimensionamento e localização dos espaços de recebimento e armazenagem de materiais; pela definição das áreas de trabalho, de vivência e de apoio; e pelas vias para circulação e transporte. O planejamento deve contemplar especificamente cada fase da obra, além de atender a uma política de segurança do trabalho. Outra preocupação constante na organização do espaço se refere à promoção da saúde e da integridade física de empregados, clientes e de terceiros.
A configuração do canteiro prevê os seguintes espaços:
•escritórios;
•oficinas;
•almoxarifado;
•depósitos;
•refeitório;
•vestiário;
•banheiros;
•portões de acesso;
•área de carpintaria;
•área de armação;
•áreas de estocagem de agregados.
Antecipando soluções
Uma das funções da organização do espaço de trabalho em uma obra é evitar problemas, antecipando soluções. Pequenas e médias empresas costumam colocar em segundo plano a elaboração do projeto do canteiro. Isso se deve em parte à falta de cultura do setor. Uma situação típica desse fato ocorre na etapa final dos trabalhos, quando se tornam escassas as áreas para manobra de caminhões. Muitas vezes, a descarga de material se dá fora do canteiro. Isso faz com que operários deixem de executar tarefas para transferir o material descarregado para a área de armazenamento.
Outro cuidado com a organização do canteiro diz respeito à limpeza. Aqui, vale a máxima de que “lugar limpo é aquele onde menos se suja”. Também requer atenção a correta estocagem de material, protegendo os mais sensíveis – como areia e cimento. Eles devem estar sempre em locais de fácil acesso.
Passo a passo para organizar o canteiro de obras
A organização do canteiro de obras é uma tarefa complexa e que requer atenção. Para facilitar esse trabalho, elaboramos um guia prático. Com essas dicas, o responsável pela obra conseguirá planejar suas atividades, sem risco de atrasos no cronograma ou prejuízos financeiros.
1- Dimensione o número de funcionários e de pessoas que circularão pelo canteiro. Dessa forma, o projeto poderá prever com precisão o espaço reservado para banheiros (para funcionários e visitantes), refeitório e áreas de vivência.
2- Facilite a circulação de operários, veículos e equipamentos no canteiro.
3- Estabeleça áreas de carga e descarga de caminhões.
4- Destine locais para a descarga do lixo, efetuando a separação dos materiais (madeira, ferro, papelão, etc).
5- Defina a localização do ponto eletrônico, do almoxarifado, do depósito, das oficinas e das áreas de estocagem, levando em consideração aspectos como circulação de pessoas e veículos e articulação das tarefas.
6- Reserve espaços específicos para a estocagem de materiais como areia, pedra e cimento.
7- Instale portas de acesso, sistemas de alarme e sensores.
8- Sinalize de maneira adequada todo o canteiro com placas sobre a importância do uso de equipamento de proteção individual (EPI), descarte correto do lixo, etc.
9- Deixe os equipamentos de proteção em um local de fácil acesso para funcionários e visitantes.
10- Mantenha lixeiras espalhadas por toda a área onde há circulação de pessoas.
11- Organize o almoxarifado, identificando a localização de cada item.
12- Posicione os locais para a instalação de serra de bancada e equipamentos similares.
13- Preveja a infraestrutura elétrica e hidráulica.
14- Instale a caixa d’água provisória.
Manter organizado o espaço de trabalho na obra é uma tarefa que exige atenção constante. Um bom projeto de canteiro permite que o gestor economize recursos financeiros, material e tempo. Colocar o planejamento em segundo plano significa abrir mão de maior produtividade e assumir os riscos de ter prejuízos.