Faça sua pesquisa:

Por favor preencha o campo
botão whatsapp
Dicas e curiosidades
20 de dezembro de 2017

Você sabe como acompanhar a obra do seu novo imóvel?

Você sabe como acompanhar a obra do seu novo imóvel?

Hoje em dia, muitas pessoas estão optando por comprar imóveis na planta. Preços mais acessíveis e a possibilidade de parcelar são dois dos principais motivos para esta escolha. No entanto, para que estes benefícios não se transformem em dor de cabeça, é recomendado tomar alguns cuidados, como acompanhar o andamento da obra.

De acordo com a lei 4.591, de 1964, todo proprietário, a partir do momento em que assina o contrato de compra, tem o direito de assistir as obras do seu futuro imóvel. E isso inclui desde prazos até conferir se o material utilizado é o mesmo que consta no acordo.

Quando o assunto é adquirir um imóvel na planta, analisar o perfil da construtora é uma das primeiras e mais importantes etapas do processo. Comprar um apartamento, principalmente se for o primeiro imóvel, é uma decisão que precisa ser bem pensada, logo, é necessário pesquisar e saber de todos os detalhes da construção e de quem vai executar a obra. Se a empresa responsável não tem uma boa reputação no mercado, possivelmente os problemas serão vários, então é melhor procurar outra.

Com a construtora e local definidos, preste muita atenção no contrato, é nele que deve constar todas as cláusulas de deveres da empresa e seu também. Se tem dúvidas, peça auxílio de um advogado, ele pode ajudar a entender todos os pontos estabelecidos.

Sim, você tem direitos, então esteja ciente deles. Com, no mínimo, três imóveis vendidos, é possível formar uma “Comissão de Representantes” para tratar de assuntos direto com a construtora. Estes representantes também poderão solicitar junto ao cartório de registro de imóveis a matrícula do prédio, para que fique claro a legalidade da construção.

A comissão também pode, e deve, conferir a qualidade do material. Quando se firma um contrato, são identificados os diferentes tipos de instrumentos que serão utilizados. E caso haja alguma diferença do previsto, os proprietários devem solicitar a reparação. Isso pode garantir menos problemas estruturais futuros. 

Prazo de entrega

Imprevistos acontecem, e na área de construção não é diferente. Chuva, contratempo com material, falta de funcionário, enfim, são diversos as justificativas. Porém, atraso na entrega do imóvel acarreta outros problemas, como gastos a mais. Por isso, acompanhar as obras é importante para evitar estes imprevistos.

Manter os clientes bem informados é uma questão de transparência e todas as empresas devem se atentar para isso. Avisar do andamento da obra não precisa ser algo complexo, com um cronograma de entrega do que será e do que está sendo feito, cliente e construtora podem esclarecer possíveis dúvidas e entrar em acordo.

Além do acompanhamento a distância, combinando previamente, também é possível fazer visitas esporádicas para ver a evolução dos trabalhos. E isso é direito de todos os donos do imóvel, independentemente de fazer parte da comissão de representantes ou não.

Obra dá trabalho, mesmo que não seja você a realizar, por isso, é fundamental manter o diálogo e a clareza das informações. Assim proprietário e empresa saem ganhando. No entanto, se as coisas não estão saindo como o planejado, não abra mão dos seus direitos, consulte um especialista para ver o que pode ser feito para que seu futuro imóvel saia do papel.

Há mais de 40 anos no mercado de construção, a ARC Engenharia, tendo sempre como prioridade a satisfação do consumidor do início ao fim da obra, já entregou mais de 400 apartamentos na região do Grande ABC, e muitos outros estão em construção. Com total atenção a obra, os profissionais da ARC realizam reuniões técnicas periódicas para analisar o cronograma e evolução dos trabalhos e, assim, garantir a qualidade no serviço e satisfação dos clientes.

Relacionados


Cadastre-se e receba novidades