Faça sua pesquisa:

Por favor preencha o campo
botão whatsapp
Dicas e curiosidades
6 de julho de 2015

Saiba como definir o local ideal para seu negócio

Saiba como definir o local ideal para seu negócio

Iniciar um negócio de sucesso não é apenas encontrar um nicho de mercado, é preciso estar atento em todos os passos e detalhes desse processo, que envolve, entre outras coisas, a escolha do imóvel. Escolher bem onde construir sua empresa é essencial para a sobrevivência da mesma. Veja dicas para encontrar/ construir seu negócio em uma boa localização para o seu empreendimento.

Como achar o melhor lugar para construir seu negócio

Se você já fes uma pesquisa de mercado, estudou o ramo em que irá empreender, já sabe quem é a concorrência e montou um plano de negócios, falta o essencial: decidir o lugar ideal para o seu ponto comercial.

Através de um bom planejamento, é mais fácil localizar o lugar perfeito para instalar o negócio. É preciso encontrar o melhor ponto com o menor custo.

É preciso também verificar onde estão os consumidores, Verifique se o seu produto se encaixa bem na região. Uma loja sofisticada em uma rua popular, por exemplo, pode não ser uma boa idéia.

Veja algumas dicas certeiras para encontrar o melhor lugar para construir seu empreendimento.

1) Liste as prioridades

Construa uma lista com 30 itens essenciais para o ponto do negócio.  Sua loja precisa de estacionamento? Qual a metragem necessária? Esta lista é útil para o empresário avaliar seus limites e o que ele pode ou não abrir mão ou incluir.

Se o ponto não atender a essas necessidades é possível que seu negócio seu prejudicado.

2) Observe o local

Verifique se o local onde o ponto será construído faz sombra ou sol, se é fácil para os clientes chegarem até ele, etc. Passe alguns dias observando antes de decidir.

3) Atente-se a concorrência

É muito importante verificar a presença de concorrentes. Em algumas regiões, ter várias lojas do mesmo ramo na mesma rua, pode ser algo positivo, pois dá ao consumidor mais opções de escolha. Se você acha que pode construir seu negócio desta forma, e não se importa, verifique se cabe mais uma loja no local.

4) Não decida precipitadamente ou sob pressão

Construir um ponto comercial é algo sem volta. A dica é ter calma na hora de escolher o local, nem se deixar levar muito por opiniões ou pressões de corretores de imóveis, porque depois de assinado, não vai adiantar reclamar.

5) Escolha do imóvel

O empresário deve escolher um local que seja adequado para o seu público-alvo. É importante que o imóvel atenda as necessidades desse público e esteja em um local frequentado por essas pessoas.

6) Registros do imóvel e licenças 

É preciso estar atento a alguns pontos, antes de decidir construir seu negócio em determinado local. Em algumas áreas, não é permitido funcionamento de atividades comerciais. Também, imóveis que sejam declarados como residenciais não devem ser usados para fins comerciais.

Você conseguirá o alvará de funcionamento, quando sua empresa estiver legalmente constituída, com contrato social, CNPJ e zoneamento regularizados. Solicite ao engenheiro responsável pela obra para solicitar o alvará, pois é necessário que esta solicitação seja feita por um profissional qualificado.

Outras licenças também podem ser incluídas e necessárias. Isso vai depender do tipo de atividade de sua empresa. Se o local tem alguma coligação com um órgão do meio ambiente, como por exemplo, terreno com danos no solo, área de preservação, entre outros, será preciso uma licença ambiental. No estado de São Paulo, o documento é emitido pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Procure se informar com mais detalhes sobre a documentação e melhor localidade para construir o seu imóvel comercial, através dos engenheiros responsáveis pela construção ou corretora de imóveis. Estando bem informado, você terá segurança e tranquilidade para iniciar o seu projeto de negócios.

 

Relacionados


Cadastre-se e receba novidades