Faça sua pesquisa:

Por favor preencha o campo
botão whatsapp
Dicas e curiosidades
20 de abril de 2016

Obras com estruturas metálicas

O emprego de estruturas metálicas na construção civil se mostra eficiente e uma solução de alto valor agregado. A arquitetura em aço está relacionada à ideia de modernidade, mas também representa um ganho de tempo e, consequentemente, uma redução nos custos do empreendimento. Conheça outros benefícios!

Por que empregar estruturas metálicas nas obras?

Sistemas de estruturas metálicas apresentam uma gama de vantagens em relação ao sistema de construção convencional, das quais podemos destacar:

1 – Maior liberdade e flexibilidade

Estruturas metálicas podem ser projetadas livremente, o que permite resultados arrojados e de grande expressão arquitetônica. Os sistemas são indicados principalmente em situações que necessitam de adaptações futuras, ampliações e reformas. Também facilitam as instalações de água, eletricidade, telefonia, informática e etc, além de serem compatíveis com materiais de fechamento, como tijolos, blocos e pré-moldados, entre outros.

2 – Menor tempo de execução

A redução do tempo pode ser de até 40% em comparação com os processos convencionais, tendo em vista que as peças têm formato específico para o projeto, sem necessidades de cortes e adaptações. A personalização das peças também reduz os desperdícios em até 25%. Por conta da maior rapidez na execução do projeto, há um ganho relacionado à ocupação antecipada do imóvel e ao retorno mais ágil do capital investido.

3 – Maior organização

Como a estrutura é pré-fabricada, há um ganho referente à organização do canteiro de obra, por conta principalmente da dinâmica, em que há menor necessidade de grandes depósitos de ferragens, cimento, areia e brita, entre outros materiais e maquinários usados para construir estruturas de concreto.

4 – Ganho em agilidade no transporte

Estruturas mais leves podem ser transportadas com maior facilidade, além de serem econômicas e rápidas. São menos caminhões nas estradas – o que, indiretamente, representa menos custos com logística.

5 – Alto grau de padronização

A precisão construtiva proporcionada pela fabricação em escala industrial representa um ganho devido ao processo padronizado em que as estruturas são produzidas. Enquanto a precisão nas estruturas de concreto é medida em centímetros, a metálica se utiliza da medição em milímetros, garantindo um resultado nivelado e facilitando os demais processos, como o assentamento de esquadrias e o revestimento.

6 – Montagem rápida

As peças pré-fabricadas chegam e já podem ser emendadas com parafusos ou solda, conforme o projeto. Isso exige uma mão de obra especializada, o que impacta positivamente nos prazos.

7 – Versatilidade em ampliações e reforço

Para ampliações – como a construção de um subsolo, pavimento superior ou mais ambientes -, a estrutura metálica não é só mais econômica quanto mais fácil em relação aos processos convencionais existentes. Se for necessário reforçar a estrutura, há a vantagem de evitar quebradeiras, sendo necessário somente a soldagem de chapas ou perfis.

Planejamento para evitar atrasos

A construção de estruturas metálicas demanda precisão para que as peças possam se encaixar perfeitamente, sem brechas para erros, imprevistos e improvisações, que podem causar atrasos e perda de dinheiro. Daí a importância no planejamento em que os responsáveis testam hipóteses, se programam e detalham o projeto para ter um controle mais eficiente.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre as soluções da ARC Engenharia? Continue acessando o nosso blog e não deixe de dizer o que acha das nossas publicações!

Relacionados


Cadastre-se e receba novidades