Faça sua pesquisa:

Por favor preencha o campo
botão whatsapp
Nossa história
11 de julho de 2010

Obra ARC: Pátio de Veículos Novos – Citroën

Obra ARC: Pátio de Veículos Novos – Citroën

Em um mercado globalizado e altamente competitivo, o principal objetivo de qualquer fabricante de automóveis é agilizar o processo de montagem e reduzir o tempo de entrega de seus veículos. Para atingir estas metas e, maximizar seus resultados, o Grupo SHC, revendedor de automóveis, multimarcas, contratou a ARC para ampliar de seu centro de Preparação de Veículos Novos (PVN), localizado em São Caetano do Sul (SP). Lá os automóveis são inspecionados e submetidos a uma revisão geral logo após saírem da fábrica, para distribuir nas concessionárias.

A ARC realizou a construção de um edifício horizontal que conta com aproximadamente 20 mil metros quadrados de pátio, sendo 16 mil metros quadrados da área construída, dividida em quatro lajes com 4 mil metros quadrados cada uma, para estocagem e preparação dos veículos.

Durante o período da obra para obter êxito em suas atividades, a empresa teve que organizar a logística do canteiro, uma vez tendo que a obra for executada em uma área em que o estabelecimento estava em pleno funcionamento.

Para que isso ocorresse houve a necessidade de um grande planejamento estratégico, em função da organização dos equipamentos, matérias-primas e mão de obra de maneira eficiente, visando garantir que os materiais chegassem aos locais corretos, com extrema agilidade, conforme a necessidade da obra. A logística adequada no canteiro também ajudou a reduzir perdas e desperdícios de insumos, aumentar a produtividade dos colaboradores e melhorar as condições de trabalho, o que contribuiu bastante para a redução dos custos totais da obra e para a entrega do empreendimento no prazo correto.

A obra foi executada em duas etapas. Na primeira etapa, a estrutura (pilares, vigas e laje) foi executada através de concreto pré-fabricado, montada através de equipamentos especiais, e fundação profunda através de equipamento tipo “hélice contínua” e, fundação rasa através do concreto armado moldado “in loco”, atendendo os padrões rigorosos de controle de qualidade. Embora tenham sido executados, inicialmente apenas 8 mil metros quadrados, metade da obra, a fundação calculada e executada, foi prevendo a construção dos 16 mil metros quadrados. Na segunda etapa, processo executivo teve que ser revisto pela impossibilidade de montagem de uma nova estrutura com concreto pré-fabricado, pela indisponibilidade de canteiro, e acesso dos materiais e equipamentos. Em função disso decidiu-se que a solução estrutural para esta etapa fosse, em concreto moldado “in loco”, através de lajes tipo “cubetas”.

Para a união e prosseguimento dos pilares, foram executadas uniões entre os chumbadores metálicos já deixados nos topos dos pilares pré-fabricados, e barras de aço de CA50. Para essas uniões foram utilizadas luvas metálicas, onde metade delas eram com rosca para a emenda aos chumbadores e a outra metade prensando uma barra de aço CA50. Antes da construção, no espaço da PVN, a Citroen tinha a capacidade para aproximadamente 300 vagas de estacionamento. Após a construção do edifício pela ARC, a empresa passa agora a contar quatro pavimentos, um total aproximado de 1.400 vagas.

Esta obra foi executada dentro de um orçamento e cronograma pré-determinado, tendo alcançado os objetivos do mesmo. Através do engajamento da equipe e da capacidade de engenheiros e gestores em realizarem mais com menos, garantimos que esta obra fosse executada com agilidade, menor custos sem perder nos quesitos qualidade, segurança e inovação.

Relacionados


Cadastre-se e receba novidades