Faça sua pesquisa:

Por favor preencha o campo
botão whatsapp
Dicas e curiosidades
14 de julho de 2015

História da Avenida Portugal

Quem visita Santo Andre, tem grande probabilidade de passar pela Avenida Portugal, uma das maiores vias do município. Atualmente, a Avenida Portugal é conhecida por abrigar inúmeros estabelecimentos comerciais, mas não foi sempre assim. Até bem pouco tempo este era um local predominantemente residencial. Saiba mais sobre a história desta importante avenida!

Conheça a história da Avenida Portugal, em Santo André

Nos anos 1980 quem passeava por esta avenida encontrava um local tranquilo, arborizado e predominantemente residencial. As casas construídas na região eram de alto padrão, o local ideal em São Paulo para começar uma família. Além das belas casas e prédios feitos para moradia, também podiam ser vistas algumas clínicas na Avenida Portugal. Comercialmente, era um ambiente bem diferente do encontrado hoje em dia.

Durante muitos anos, a lei de zoneamento proibiu que fossem instaladas lojas na avenida. Até que, em dezembro de 2000, foi sancionada a lei 8.133 e o cenário mudou. Foi então que a paisagem da Avenida Portugal começou a se desenvolver.

As árvores continuam lá, assim como as bonitas casas e prédios residenciais. Mas, agora, a avenida conta também com um bom número de estabelecimentos comerciais. Algo que sobressai na região é o número de lojas que dedicam suas atividades ao design : o local é reconhecido por ser uma das maiores concentrações de lojas de design e de decoração no estado de São Paulo. O ambiente é tão propício para o setor, que as principais marcas nacionais e internacionais instaladas no ABC paulista estão na Avenida Portugal.

Marcos da Avenida Portugal

Villa Rosa

Existem doze locais tombados em Santo André, um deles fica na Avenida Portugal: a Villa Rosa. Cercada pelos altos prédios da avenida, a casa se destaca por ser uma lembrança das típicas casas residenciais dos anos 1920. Nesta época, morava na Villa Rosa o construtor imigrante Ângelo Vezzá e sua família. Para quem quer conhecer este exemplo de arquitetura residencial do início do século, o imóvel está localizado no número 141 da avenida, próximo aos prédios da Receita Federal, da prefeitura e do Fórum.

Hospital e maternidade beneficência portuguesa

Outra construção que conta um pouco da história da Avenida Portugal, é este hospital, até hoje uma referência na rede de saúde do município. A Beneficência Portuguesa foi fundada em 1930 por um grupo de portugueses que buscavam oferecer serviços de saúde gratuitamente para a população. Em 1990, devido a problemas financeiros, a instituição passou a oferecer, exclusivamente, consultas particulares. Um fato interessante sobre este marco de Santo André é que a primeira cirurgia de ponte de safena da região foi realizada neste hospital, em 1992.

Conhece mais algum fato interessante sobre esta avenida localizada no ABC paulista? Compartilhe nos comentários!

Relacionados


Cadastre-se e receba novidades