Faça sua pesquisa:

Por favor preencha o campo
botão whatsapp
Mercado
7 de novembro de 2014

Como uma construtora pode minimizar o risco de acidentes de trabalho em uma obra

Como uma construtora pode minimizar o risco de acidentes de trabalho em uma obra

Historicamente a área de construção civil apresenta altos índices de acidente de trabalho durante a execução de uma obra. Neste contexto, a gestão de segurança é fundamental para reduzir e até eliminar o número de riscos.

Por isso, é essencial que a construtora elabore um conjunto de medidas de prevenção. A primeira e uma das mais importantes é fornecer todos os equipamentos de proteção tanto individual, quanto coletivos necessários para a execução dos serviços como, por exemplo, telas, guarda-corpos, escadas, rampas e proteções. Além de fiscalizar e exigir a utilização dos equipamentos para todos os trabalhadores das obras.

Para um gerenciamento eficiente, a construtora deve possuir um acompanhamento no mínimo semanal, de engenheiro e/ou técnico de segurança do trabalho, que possam apontar as irregularidades das obras para se os engenheiros e mestres tomarem as providências necessárias.

Por fim, mas não menos importante, a construtora deve sinalizar toda a obra, indicando os locais de risco e quais são eles.

Confira mais algumas medidas de prevenção:

1 – Treinar os funcionários para a execução dos diversos serviços, indicando os possíveis riscos de acidente.

2 – Sempre quando contratar os terceiros empreiteiros, incluir cláusula exigindo obrigatoriedade, para atendimentos a normas brasileiras de segurança do trabalho.

3 – Fazer integração a todos os trabalhadores que entrarem nas obras, mostrando o modo de trabalho e o respeito as normas de segurança do trabalho.

4 – Inspecionar constantemente os equipamentos existentes nas obras, principalmente os que envolvem transportes de cargas e/ou pessoas.

5 – Sempre verificar e se atentar aos riscos das instalações provisórias.

6 – Organização na obra, para que não haja obstáculos no caminho dos trabalhadores.

Relacionados


Cadastre-se e receba novidades