Faça sua pesquisa:

Por favor preencha o campo
botão whatsapp
Dicas e curiosidades
2 de junho de 2015

Como otimizar o gerenciamento de sua obra

Como otimizar o gerenciamento de sua obra

O conceito de gerenciamento remete à execução eficaz de uma tarefa planejada num período anterior. É por meio dessa coordenação que o gestor irá analisar os processos e elaborar estratégias que permitam chegar ao resultado desejado.

Alguns profissionais consideram esse processo mais problemático por apresentar um custo financeiro elevado e demandar tempo. É o caso, muitas vezes, do gerenciamento envolvendo a construção civil.  

Um erro simples de ocorrer pode gerar grandes prejuízos, tanto para a construtora quanto para o cliente. A seguir, apresentamos alguns caminhos que visam otimizar o gerenciamento da construção por meio de um planejamento eficaz.

Faça um planejamento detalhado

O primeiro passo para otimizar o processo de gerenciamento de uma obra é avaliar de maneira bastante precisa o orçamento do projeto. A partir dessa avaliação, é possível montar o planejamento e definir o que é ou não possível executar.

O documento deve conter uma descrição detalhada de todas as etapas da obra, passando dos custos e chegando até o processo de execução. A aquisição de materiais e a contratação de serviços é um exemplo do que deve ser feito durante o planejamento da obra.

Muitas construtoras sofrem perdas financeiras ao descuidarem na hora de fechar o negócio. Ter uma programação que antecipa cenários é uma forma de evitar esses e outros problemas.

Cabe ao engenheiro responsável pela obra elaborar o planejamento logístico e operacional. Esse profissional irá orientar o fluxo necessário de pessoas, bem como a quantidade de material e equipamentos necessários.   

Quando esse processo é realizado com antecedência, torna-se mais fácil identificar quais fatores podem atrapalhar o andamento da construção, além de facilitar a implementação de ações no sentido de prevenir danos.   

Conheça seus fornecedores

A qualidade do trabalho dos fornecedores irá impactar diretamente o andamento da obra. Por isso que a escolha das prestadoras de serviço deve ser feita com muita cautela.

Avalie se a infra estrutura da empresa responsável por fornecer produtos comporta o número de demandas em um curto espaço de tempo. O atraso na entrega de insumos deixa os colaboradores ociosos além de adiar o período de finalização da obra.  

Para garantir o sucesso do empreendimento, é importante verificar não só a qualidade do produto, mas também a capacidade de entregar a demanda no período estipulado no planejamento inicial. Com essa análise é possível encontrar o fornecedor que melhor atenta às necessidades do empreendimento.  

Compatibilize todos os projetos

Além do engenheiro e do arquiteto, a compatibilização envolve o trabalho dos inúmeros projetistas responsáveis pelos planos de engenharia. O principal objetivo desse trabalho é eliminar, ou ao menos reduzir, os problemas que surgem no canteiro de obras – como interferências físicas e perda de produtividade.

Como exemplo, podemos citar o choque da tubulação hidráulica com uma viga de concreto. Esse é um transtorno que pode ser evitado com uma alteração na fase inicial do projeto. Agora, se o problema for identificado quando a obra já tiver sido iniciada, será necessário fazer alterações no projeto da tubulação, o que vai acarretar no aumento dos custos.

O maior benefício da compatibilização é justamente apontar a necessidade de interferências logo no início do planejamento. Além de evitar danos, a ação diminui os riscos da obra sair de forma diferente do que foi definido no escopo.  

Com o auxílio de recursos tecnológicos, é possível chegar aos resultados esperados por meio da sobreposição dos desenhos de cada projetista. O objetivo é criar um contraste que possa corrigir interferências.

No caso dos projetos executivos, é feita uma avaliação das propostas dos fornecedores, tais como estrutura, fundação, sondagem e hidráulica. Dessa forma, a execução da obra será simplificada e os conflitos entre projetos serão minimizados.

Como você gerencia sua obra? Quais práticas são implementadas de modo a otimizar os processos? Conte para a gente nos comentários!

Relacionados


Cadastre-se e receba novidades