Faça sua pesquisa:

Por favor preencha o campo
botão whatsapp
Dicas e curiosidades
2 de dezembro de 2015

Como aumentar a segurança dos trabalhadores em uma obra?

Como aumentar a segurança dos trabalhadores em uma obra?

A falta de segurança no canteiro, seja pela economia de recursos na promoção de treinamentos ou pela falta de preocupação dos gestores em garantir a proteção da mão de obra, é um dos maiores erros que uma construtora pode cometer. Afinal de contas, se os colaboradores estão inseridos em ambientes propensos a acidentes, isso certamente provocará uma redução da produtividade geral da obra e, em casos mais graves, frear o seu andamento.

Além disso, quando a segurança adequada não é proporcionada, a construção acaba não cumprindo a legislação vigente, como a nova NR 18, gerando problemas jurídicos para a companhia. Neste texto, vamos dar algumas dicas sobre como aumentamos a segurança do canteiro de obras para que os funcionários trabalhem em um ambiente com menos riscos de acidentes.

Promova reuniões frequentes

Todo gestor sabe o quanto as reuniões são importantes para alinhar algumas questões, seja com o time envolvido no planejamento ou a mão de obra. Mas muitas construtoras acham que estes encontros são entraves à eficiência do canteiro, além de custarem muito caro. O que seus responsáveis não sabem é que as reuniões garantem o alinhamento necessário entre os membros da equipe do projeto.

Assim, todos conseguem trabalhar focados nos mesmos objetivos e metas, desempenhando seus papéis de forma adequada para que os resultados do empreendimento final estejam em conformidade com o planejado. Além disso, os gestores acabam ficando mais próximos do dia a dia da mão de obra, melhorando seu poder de relacionamento e liderança, quesitos fundamentais para conduzir times de sucesso.

Realize treinamentos eficientes

O fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), apenas, não é capaz de resolver a questão da segurança no canteiro de obras. Ele também deve estar alinhado a programas de treinamentos, para que os funcionários sejam conscientizados acerca da importância do uso, do manuseio correto das ferramentas e da mitigação de práticas incorretas, como a utilização de celulares e smartphones durante as atividades.

A realização de treinamentos também é uma excelente maneira de oferecer aos colaboradores uma chance de ampliar seus conhecimentos e técnicas, para que assim possam aplica-las em seu dia a dia e elevar a sua produtividade. Sabendo tratar as deficiências com um plano de treinamento e desenvolvimento adequado,

os responsáveis verão que o programa terá tudo para dar certo e trazer ótimos resultados para a obra em pouco tempo.

Organize o layout do canteiro

Na maioria das vezes, os acidentes ocorridos em obras, como quedas em altura, soterramentos e choques elétricos, ocorrem em decorrência da falta de planejamento do canteiro e de negligência, tanto por parte do empregador quanto do empregado. Por isso, a questão da segurança vai além dos treinamentos e do fornecimento de EPIs, envolvendo também o planejamento do layout do canteiro. O layout nada mais é que a disposição física de pessoas, materiais e equipamentos da maneira mais eficiente possível na construção, possibilitando reduzir ao mínimo os movimentos dos colaboradores. Com ele, os gestores conseguem avaliar os riscos, elaborar a melhor maneira para as atividades serem executadas e, assim, minimizar as ocorrências de acidentes na construção.

É importante lembrar que, nos programas de capacitação, os responsáveis também devem orientar a mão de obra acerca da organização dos materiais e equipamentos, para que sejam guardados em um local específico logo após o seu uso. Assim, evita-se que eles fiquem espalhados por todo o canteiro e caiam de um local elevado, podendo atingir um colaborador e pôr em risco a sua saúde.

Avalie o cronograma da obra

A ocorrência de acidentes em canteiros de obras também é resultado da execução acelerada de processos e atividades, que fazem com que os colaboradores não deem atenção à utilização dos EPIs e aos procedimentos de segurança necessários. Na hora de planejar o cronograma do empreendimento, os responsáveis precisam avaliar os prazos e adequar os possíveis atrasos, de forma a garantir a realização das atividades com total segurança.

Relacionados


Cadastre-se e receba novidades