Faça sua pesquisa:

Por favor preencha o campo
botão whatsapp
Mercado
26 de maio de 2015

Benefícios da utilização do ponto eletrônico na obra

Benefícios da utilização do ponto eletrônico na obra

Os avanços tecnológicos têm se tornado um grande aliado na gestão das empresas. E na construção civil não é diferente. Por meio de softwares móveis, por exemplo, é possível gerenciar máquinas e equipamentos de maneira bastante eficiente.

Com o controle ao acesso de equipes ao canteiro de obras, as empresas garantem a realização de avaliações de desempenho eficazes e segurança em relação a problemas trabalhistas.

Conforme exigência da Portaria 1.510/2009 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), se um canteiro de obras tiver mais de dez colaboradores alocados, a construtora terá de manter, obrigatoriamente, o controle individualizado de ponto, podendo adotar meios manuais, mecânicos ou eletrônicos para cumprir com esta obrigação.

A seguir, veja como obter benefícios a partir da utilização do ponto eletrônico em sua construção.

Melhorias no controle de processos
A gestão de processos em tempo real é algo bastante que já faz parte do cotidiano das empresas. Há alguns anos, no entanto, o controle diário de desempenho da mão de obra era realizado através de fichas de papel. Da para imaginar o tempo e o dinheiro gastos nesse processo.

As fichas eram preenchidas manualmente, recolhidas e enviadas ao escritório da construtora – o que resultava em defasagem no desenvolvimento de processos que envolviam os dados de apontamento do canteiro de obras, além da demora no recebimento da informação e ausência de confiabilidade.

Esses apontamentos eram difíceis de serem lidos e conservados, e a grande quantidade de dados demandava a utilização de salas inteiras para seu armazenamento.

Para evitar esses problemas, as construtoras estão investindo em pontos eletrônicos e softwares para o controle de acesso. A tecnologia permite gerenciar a obra de forma eficaz e evitam o preenchimento manual diário e possíveis problemas trabalhistas com os colaboradores.

Por meio de um banco de dados central, é possível saber com precisão a quantidade de operários que estão presentes em cada área e avaliar se o número de colaboradores especializados é compatível com o que o canteiro exige em determinado momento. O aparelho também integra dados relativos à gestão dos funcionários, como realização de treinamentos e retirada dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

A obrigatoriedade da legislação trabalhista
De acordo com os critérios estabelecidos pela Portaria MTE 1.510/2009, caso um canteiro de obras contenha mais de dez empregados alocados, a construtora deverá manter um controle individualizado de pontos, podendo utilizar meios manuais, mecânicos ou eletrônicos para cumprir com esta obrigação.

É importante ressaltar que, caso essa norma não seja seguida, a empresa poderá ser autuada com multa administrativa. Ao instalar o ponto eletrônico no local de trabalho, deverão ser cadastradas as informações da obra, tais como endereço e número do Cadastro Específico do INSS (CEI), na MT (Memória de Trabalho) do equipamento e os dados dos empregados que ali estiverem trabalhando, permitindo assim que o colaborador tenha total acesso ao comprovante que for impresso em cada marcação.

Benefícios aos clientes e colaboradores
Na década de 1980, a indústria da construção civil foi campeã em processos trabalhistas, enfrentando inúmeras dificuldades para administrar uma grande qualidade de pessoas.

Isso fez com que a maioria das empresas partissem para a terceirização da mão de obra, o que resultou em mais transtornos. Muitas das organizações terceirizadas não cumpriam suas obrigações trabalhistas, e acabavam transferindo-as para as construtoras.

Para evitar esses problemas, torna-se necessária a adoção do ponto eletrônico, que permite ou bloqueia a entrada do operário na obra baseando-se em informações pessoais, como a validade do seu atestado de saúde.Caso esteja vencido, o ponto emite um aviso e impede o acesso ao canteiro.

Esse sistema, além de proporcionar maior controle na documentação e entrada e saída dos funcionários, avalia o desempenho dos colaboradores e seus índices de abstinência, o que evita os possíveis processos trabalhistas e futuros problemas com os clientes.

A gestão eficaz de dados permite atuações objetivas, eficientes e imediatas sobre perdas gerenciáveis, resultando em aumento de produtividade e redução dos custos e níveis de retrabalho e, consequentemente, o ganho de vantagens competitivas.

Com você controla o acesso de seus colaboradores ao canteiro de obras? Compartilhe seus conhecimentos conosco nos comentários!

Relacionados


Cadastre-se e receba novidades