Faça sua pesquisa:

Por favor preencha o campo
botão whatsapp
Mercado
19 de novembro de 2015

O crescimento do Bairro Jardim, em Santo André

O crescimento do Bairro Jardim, em Santo André

A localização de um imóvel é um assunto muito discutido. E tratando-se da escolha da localidade, quem não gostaria de morar perto de uma das mais preciosas e raras áreas verdes do ABC Paulista? E de uma das vizinhanças mais tradicionais? Estamos falando do bairro Jardim, localizado em Santo André. Para a felicidade dos moradores, ele conta com inúmeras linhas de ônibus, escolas particulares, supermercados, restaurantes e postos de saúde, além de outras características especiais que tornam a vida de todos melhor.

Não surpreende que, desde o ano de sua fundação, ele possui um dos metros quadrados mais cobiçados da região. Neste texto, resolvemos contar um pouco da história desse importante bairro, bem como os fatores que desencadearam o seu rápido desenvolvimento nos últimos anos. Acompanhe!

Mais de quatro décadas de história

Quem passa pelo bairro Jardim nos dias de hoje nem imagina que em seus primórdios só havia sete casas ocupando toda aquela área. Ele foi fundado no dia 11 de março de 1966 e o seu nome foi dado pelo Dr. Antônio Fausto, que loteou o terreno em homenagem à cidade de Santo André. No começo, havia apenas dois loteamentos, que juntos somavam 1549 lotes separados por 38 ruas oficiais.

Os primeiros habitantes foram os trabalhadores das fábricas do ABC, que tiveram interesse em comprar terrenos naquele local para poderem morar e assim ficar mais perto de seus trabalhos. Depois de alguns anos, o bairro foi ganhando centenas de moradores e recebendo várias melhorias. Na década de 70, as crianças passaram a contar com a primeira escola do bairro e, na de 80, o comércio local foi criado, dando origem às tão conhecidas feiras livres da região.

O bairro Jardim na atualidade

Nos últimos anos, o bairro Jardim tem sofrido uma série de transformações. Crescendo, por exemplo, na área de lazer e diversão, com a chegada de muitos bares e baladas que tornam a vida noturna dos moradores muito mais agitada. Também é importante lembrar que o bairro é cortado por importantes vias, como a Rua Miguel Ferreira de Melo e a Avenida dos Sertanistas. Além disso, a região tem em suas proximidades uma das principais avenidas de São Paulo, a Jacu Pêssego/Nova Trabalhadores, que dá aos moradores a possibilidade de saírem facilmente da cidade.

Já quem gosta de natureza pode visitar o Morro do Cruzeiro. O seu ponto mais alto, com cerca de 990 metros de altitude, fica no bairro do Jardim. A área é composta por Mata Atlântica, que pertence à cidade de São Paulo e é considerada

o ponto mais alto da capital, atrás apenas do Pico do Jaraguá. Lá do alto, é possível observar toda a Zona Leste e partes dos outros bairros de São Paulo e do ABC. É nessa região também que se concentram as cabeceiras dos rios Aricanduva e Itaquera.

Além disso, está havendo uma rápida expansão comercial, com inúmeras empresas e estabelecimentos comerciais se instalando na região. Porém, uma das mais notórias transformações do bairro Jardim é a verticalização das residências, devido à construção de inúmeros prédios residenciais. A ARC vem participando do desenvolvimento desse bairro tão importante e esperamos que a região possa continuar se desenvolvendo para proporcionar ainda mais benefícios aos seus moradores.

Relacionados


Cadastre-se e receba novidades