Faça sua pesquisa:
Os avanços tecnológicos têm se tornado um grande aliado na gestão das empresas. E na construção civil não é diferente. Por meio de softwares móveis, por exemplo, é possível gerenciar máquinas e equipamentos de maneira bastante eficiente.
Com o controle ao acesso de equipes ao canteiro de obras, as empresas garantem a realização de avaliações de desempenho eficazes e segurança em relação a problemas trabalhistas.
Conforme exigência da Portaria 1.510/2009 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), se um canteiro de obras tiver mais de dez colaboradores alocados, a construtora terá de manter, obrigatoriamente, o controle individualizado de ponto, podendo adotar meios manuais, mecânicos ou eletrônicos para cumprir com esta obrigação.
A seguir, veja como obter benefícios a partir da utilização do ponto eletrônico em sua construção.
Melhorias no controle de processos
A gestão de processos em tempo real é algo bastante que já faz parte do cotidiano das empresas. Há alguns anos, no entanto, o controle diário de desempenho da mão de obra era realizado através de fichas de papel. Da para imaginar o tempo e o dinheiro gastos nesse processo.
As fichas eram preenchidas manualmente, recolhidas e enviadas ao escritório da construtora – o que resultava em defasagem no desenvolvimento de processos que envolviam os dados de apontamento do canteiro de obras, além da demora no recebimento da informação e ausência de confiabilidade.
Esses apontamentos eram difíceis de serem lidos e conservados, e a grande quantidade de dados demandava a utilização de salas inteiras para seu armazenamento.
Para evitar esses problemas, as construtoras estão investindo em pontos eletrônicos e softwares para o controle de acesso. A tecnologia permite gerenciar a obra de forma eficaz e evitam o preenchimento manual diário e possíveis problemas trabalhistas com os colaboradores.
Por meio de um banco de dados central, é possível saber com precisão a quantidade de operários que estão presentes em cada área e avaliar se o número de colaboradores especializados é compatível com o que o canteiro exige em determinado momento. O aparelho também integra dados relativos à gestão dos funcionários, como realização de treinamentos e retirada dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
A obrigatoriedade da legislação trabalhista
De acordo com os critérios estabelecidos pela Portaria MTE 1.510/2009, caso um canteiro de obras contenha mais de dez empregados alocados, a construtora deverá manter um controle individualizado de pontos, podendo utilizar meios manuais, mecânicos ou eletrônicos para cumprir com esta obrigação.
É importante ressaltar que, caso essa norma não seja seguida, a empresa poderá ser autuada com multa administrativa. Ao instalar o ponto eletrônico no local de trabalho, deverão ser cadastradas as informações da obra, tais como endereço e número do Cadastro Específico do INSS (CEI), na MT (Memória de Trabalho) do equipamento e os dados dos empregados que ali estiverem trabalhando, permitindo assim que o colaborador tenha total acesso ao comprovante que for impresso em cada marcação.
Benefícios aos clientes e colaboradores
Na década de 1980, a indústria da construção civil foi campeã em processos trabalhistas, enfrentando inúmeras dificuldades para administrar uma grande qualidade de pessoas.
Isso fez com que a maioria das empresas partissem para a terceirização da mão de obra, o que resultou em mais transtornos. Muitas das organizações terceirizadas não cumpriam suas obrigações trabalhistas, e acabavam transferindo-as para as construtoras.
Para evitar esses problemas, torna-se necessária a adoção do ponto eletrônico, que permite ou bloqueia a entrada do operário na obra baseando-se em informações pessoais, como a validade do seu atestado de saúde.Caso esteja vencido, o ponto emite um aviso e impede o acesso ao canteiro.
Esse sistema, além de proporcionar maior controle na documentação e entrada e saída dos funcionários, avalia o desempenho dos colaboradores e seus índices de abstinência, o que evita os possíveis processos trabalhistas e futuros problemas com os clientes.
A gestão eficaz de dados permite atuações objetivas, eficientes e imediatas sobre perdas gerenciáveis, resultando em aumento de produtividade e redução dos custos e níveis de retrabalho e, consequentemente, o ganho de vantagens competitivas.
Com você controla o acesso de seus colaboradores ao canteiro de obras? Compartilhe seus conhecimentos conosco nos comentários!