Faça sua pesquisa:

Por favor preencha o campo
botão whatsapp
Nossa história
2 de agosto de 2018

Clube Pan WD – Panelinha: Carnaval, Cultura e Esportes no coração de Santo André.

Clube Pan WD – Panelinha: Carnaval, Cultura e Esportes no coração de Santo André.

Para poderem participar de um campeonato de basquete da Gazeta Esportiva, atletas de famílias tradicionais andreenses precisavam estar juntos em uma agremiação. Por esta intenção, no dia 07 de julho de 1947, foi fundado o clube Pan WD – Panelinha.

A lista dos fundadores do Pan WD – Panelinha segue abaixo:

– Aurélio Leonardo Vezzá (o Nelo)

– Luiz Belletato (o Bigin)

– Luiz Antonio Soldani (o Gino)

– Dino Vezzá (o Oscarito)

– Rubens Awada (o Bimbo)

– Ronald Sidney Magini (o Ney)

– Sérgio Guazzelli

– Waldemar Flório (o Gringo)

– Oswaldo Ventura (o Quico)

– João Valentim Soldani (o Nino).

A história se inicia com as reuniões desta turma no Quitandinha, bar situado na esquina da Oliveira Lima com a Albuquerque Lins. Depois o clube teve como sede, na metade dos anos 60, o restaurante da família Balderi, em frente ao Cine Carlos Gomes, para logo depois fixar sua sede definitiva na Avenida Portugal, em um terreno cedido pela família do fundador Dino Vezzá.

Nos esportes, o clube se destacou na prática e disputa de campeonatos de basquete e vôlei entre os anos 50 e 70. No âmbito social, o Panelinha promoveu excelentes bailes de debutantes, carnavalescos, festas juninas e havaianas. No Carnaval Andreense, o Panelinha marcou época ao concorrer com o Ocara pelas vitórias nos desfiles de rua dos anos 60. O clube manteve sua tradição carnavalesca até os anos 90, com o agito do seu bloco de pré-carnaval pelas ruas de Santo André. Em alguns anos, a ARC emprestou seu caminhão para o transporte do som e das bebidas.

A cultura também se fez presente e marcou história com o Grupo de Teatro Amador PAN-WD, que surgiu no início dos anos de 1960, com uma proposta de diversão e socialização entre jovens frequentadores do Clube, por meio da liderança das irmãs Lucia Vezzá e Noretta Vezzá.

O clube existe ainda hoje, com baixa utilização, possuindo apenas em torno de 50 sócios.

Relacionados


Cadastre-se e receba novidades